Conheça a história por trás das alianças, a origem e o significado dessa joia que atravessa milênios

| 08 Mar 2020 | Blog | Por Mel Bandeira | Por Dentro |

Um ourives em sua oficina, Petrus Christus, 1449. Fonte: The Metropolitan Museum of Art

Sempre me interessei pelo significado e história por trás dos objetos, com as joias não poderia ser diferente. Os anéis em particular, podem carregar diferentes significados e interpretações de acordo com o período histórico, religião e cultura de cada região e são peças que sempre me chamaram a atenção em especial. Usados há milênios como talismãs, símbolo de status, transações comerciais e posições hierárquicas, os anéis também representam o compromisso e a manifestação de amor entre casais através dos tempos. A origem das alianças de casamento é muito antiga, mas as simbologias que estes anéis carregam continuam ainda bem presentes em nossos dias.

A Origem das Alianças
Acredita-se que os registros mais antigos do uso de alianças sejam do Egito, há mais de 4800 anos. Junco e raízes entrelaçados ou tramas de couro em forma circular eram usados como anéis e simbolizavam a união e a vida eterna para os egípcios. Acreditavam também, que o vazio no centro da aliança representava um portal para o desconhecido. Além dos egípcios, outras civilizações antigas usavam as alianças de forma simbólica. Segundo alguns arqueólogos, os romanos e os gregos também as utilizavam como símbolo do casamento e como conhecemos hoje, no dedo anelar da mão esquerda. Eles acreditavam que a vena amoris ou a veia do amor, passava por este dedo, unindo os casais pela eternidade, simbolismo usado até hoje. Dizem que a origem das alianças e anéis de noivado tal como conhecemos, foram inspiradas nos anéis sinete ou selo, anéis usados primeiramente pelos egípcios e tempos depois, também pelos gregos e romanos.


Anéis Sinete | Fonte: The Metropolitan Museum of Art. 

Alianças esculpidas ou gravadas com as faces ou silhuetas dos casais romanos eram comuns e no período Bizantino quando o cristianismo se tornou a religião oficial do Império, a figura pictórica de Jesus ou de um crucifixo passou a ser colocada entre o casal, representando uma benção aos noivos.

Alianças de Casamento, Período Bizantino. | Fonte: The Metropolitan Museum of Art.

Diferentes estilos tornaram-se muito populares na Europa durante os anos 1100, e perduraram por séculos, dentre eles, os anéis entrelaçados, aonde mãos se “abraçam” ou seguram um coração ao centro e os posy rings, os chamados anéis poema. Muito usados no século 15, os anéis poema carregavam inscrições, versos ou poemas na parte externa destes intrincados anéis de compromisso.

Conforme o tempo foi passando os anéis posy foram se tornando mais simples com desenhos menos rebuscados e menos volumosos, os artesãos em contrapartida, passaram a gravar essas mensagens na parte interna das alianças para mantê-las privativas ao casal. Esse período mostra também uma mudança em termos de comportamento, aonde as alianças deixam de ser somente símbolo de arranjos ou acordos comerciais entre famílias e reinos da época e passam também a ser vistas como elo de amor e cumplicidade.

Fonte: The Metropolitan Museum of Art

O Significado
O termo “aliança” tem raízes no Latim, na palavra alligare, e significa “ligar-se a”, fazer um acordo, um pacto, uma união. Assim, o anel com nome de aliança é uma lembrança desta união. Devoção, comprometimento, fidelidade e respeito são alguns de seus significados. Para os casais, a aliança de casamento representa o inicio de uma jornada juntos, aonde o amor que nutrem um pelo outro é selado com um par de anéis.
Alianças SOB MEDIDA Mel Bandeira Joias

O Simbolismo
A forma circular sem início e sem fim simboliza a união e amor eterno. Associadas ao sol e a lua, as alianças também representam a harmonia entre as energias masculina e feminina. Tradicionalmente as alianças são confeccionadas em metais preciosos, como a platina, o ouro, e a prata simbolizado o comprometimento e união eterna. Gravações com os nomes dos noivos e as datas do casamento são as mais tradicionais formas de registrar nas alianças o momento da união. Alguns noivos surpreendem sua cara metade gravando frases, citações ou memórias do casal e as mantendo em segredo até a troca das alianças no dia do casamento.

No decorrer dos tempos idéias sobre o casamento sofreram várias mudanças, mas uma coisa não muda, dos mais tradicionais aos mais modernos, a escolha das alianças continua a ser um momento muito especial na vida dos casais. Como designer, me sinto muito feliz em fazer parte destes preciosos momentos.

Quer encomendar uma aliança exclusiva e repleta de significado? Saiba como na área Sob Medida do nosso site, entre em contato conosco através do email info@melbandeira.com ou ainda através do whatsApp 41 98852 8110.


A criatividade sempre esteve presente na vida de Mel Bandeira e o caminho para o design de joias aconteceu de forma natural. Graduada em Desenho Industrial com habilitação em Design de Produto e especialização em Design de Joias, a designer trabalhou por mais de quinze anos para empresas do setor tanto no Brasil quanto no exterior. Em quase uma década vivida em Londres, Mel trabalhou para empresas de acessórios, bijuterias, joias e alta joalheria. A bagagem na área foi sendo construída através de cursos sobre técnicas de ourivesaria, design, modelagem 3D, gemologia e atuação na indústria joalheira. Desde 2016, após seu retorno ao Brasil, assina sua própria linha de joias mesclando técnicas da joalheria tradicional às mais novas tecnologias da área com delicados talismãs para o dia a dia – Joias com significado e alma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *