Ametista : A pedra do mês de Fevereiro

| 20 Fev 2020 | Blog | Por Mel Bandeira | Preciosa |

A pedra preciosa do mês simboliza a energia que é emanada no período do nascimento e ela pode dizer muito sobre nossa personalidade. Criativos, apreciam a liberdade, vão em busca de seus sonhos e adoram uma aventura, assim são os nascidos em fevereiro e a ametista, é pedra que os representa.

A esta gema preciosa é atribuída poderes de cura, proteção, purificação e também de atrair boas energias.  Acreditava-se que a ametista, que significa em grego, “não ébrio“, prevenia intoxicações e oferecia proteção contra a embriaguez. Em razão da sua cor se assemelhar a cor do vinho, lendas gregas também a associavam ao Baco, o deus do vinho. E, já que estamos em clima de carnaval, fica a dica para usá-la, just in case.

Sendo a mais apreciada pedra do grupo do quartzo, a ametista já foi tão valorizada quanto o rubi, esmeralda e a safira. Quando grandes depósitos  foram descobertos no Brasil no século 19, a suposta raridade deu espaço para maior acesso a gema, deixando-a de fora do rol das mais importantes gemas coradas, as famosas “Big Three“.

1. Anel Romano Loba 1st-2nd BC. | 2. Anel Grego 1st-2nd BC | 3. Broche Bizantino 10-11th AD. Fonte: Christie´s e Romanov Russia

As jazidas mais importantes encontram-se no Brasil e no Uruguai, mas existem depósitos de ametistas também no Canadá, França, Índia, Madagascar, México, Marrocos, Myanmar, Namíbia, Africa do Sul, Sri Lanka, Tanzânia e nos Estados Unidos. Apesar de serem encontradas em grande quantidade e de terem perdido o posto ao lado das mais raras, o fascínio por esta gema não perdeu seu brilho e continuam sendo muito cobiçadas.

 

Confira nossa seleção de joias com a pedra do mês de fevereiro.

Encontradas nos tons de lilás e roxo, as ametistas, são empregadas em joias para o dia a dia, como brincos, anéis,colares, em joias exclusivas , anéis de noivado e também em peças que celebram as bodas de 55 anos de casamento. Também adornam objetos de decoração, de proteção, são utilizadas em pêndulos, e até em mobiliários luxuosos.

Confira nossa seleção de joias com a pedra do mês de fevereiro.

Acredita-se que ametista, quando utilizada na prática meditativa, é capaz de transmitir paz, harmonia e promover o alinhamento entre corpo e mente.  As joias com as pedras correspondentes ao mês de nascimento são uma ótima escolha para presentear alguém. Carregam energia e significado, além de serem opções de presente para qualquer ocasião. No próximo Preciosa falarei sobre outra poderosa gema encontrada no Brasil. Até lá.



A criatividade sempre esteve presente na vida de Mel Bandeira e o caminho para o design de joias aconteceu de forma natural. Graduada em Desenho Industrial com habilitação em Design de Produto e especialização em Design de Joias, a designer trabalhou por mais de quinze anos para empresas do setor tanto no Brasil quanto no exterior. Em quase uma década vivida em Londres, Mel trabalhou para empresas de acessórios, bijuterias, joias e alta joalheria. A bagagem na área foi sendo construída através de cursos sobre técnicas de ourivesaria, design, modelagem 3D, gemologia e atuação na indústria joalheira. Desde 2016, após seu retorno ao Brasil, assina sua própria linha de joias mesclando técnicas da joalheria tradicional às mais novas tecnologias da área com delicados talismãs para o dia a dia – Joias com significado e alma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *