Glossário joalheiro: o que é preciso saber ao adquirir uma joia?

| 10 Dezembro 2019 | Blog | Por Mel Bandeira | Por Dentro |

Se você esta passando por aqui deve adorar joias, certo? E nada mais bacana do que entender um pouco mais do que gostamos tanto, não é? Pensando nisso, trago neste post uma espécie de glossário joalheiro com alguns dos termos para metais mais usados no ramo para te deixar por dentro do nosso universo e mais confiante nas suas escolhas quando o assunto é joia.

 

TERMOS MAIS USADOS

 

Metal Precioso
Platina, ouro, prata e paládio são os metais preciosos utilizados na joalheria. São chamados assim porque ao contrário de outros metais, são mais raros de serem encontrados em quantidade. Por esta razão também tem seu preço mais elevado se os compararmos com os metais base, como cobre, níquel e zinco. Os metais os preciosos também são mais duráveis, resistentes e estão sujeitos a menor variações em cor. Em suas formas puras, os metais preciosos geralmente são hipoalergênicos.

Kilate (K)
Unidade de medida referente à pureza do ouro. O ouro puro tem 24K ou teor 1000. (999 no milésimo europeu). Sendo 24 partes de ouro, sua forma pura. Na confecção de joias utiliza-se o ouro e outros componentes metálicos, é o que chamamos de ligas. Essa junção de metais é o que proporciona resistência e durabilidade da peça, caso contrário um anel de ouro amassaria com um simples aperto de mãos.

No ouro 18K, ou Au 750,  por exemplo, utiliza-se 18 partes de ouro + 6 partes de outros metais (usualmente liga de prata/ e ou de cobre, zinco ou paládio). O número ao lado da letra K, ou do elemento químico Au, é o que define o teor de pureza do metal, quanto menor o número, menor seu teor de pureza. 

No Brasil o ouro mais utilizado na joalheria é o 18 kilates, nos EUA e Canadá o 14K, França e Japão o ouro 12, 10 e até 9 Kilates que facilmente oxidam com o tempo.

*Todas as joias Mel Bandeira com a descrição ” confeccionadas em ouro 18K”, são feitas com ouro 18K e são perfeitas para o uso diário.

Quilate (ct)
Unidade de peso padrão para pedras. 1 quilate equivale a 200mg, ou seja, cada 1 grama equivale a 5 quilates ou 5 cts. Esta unidade é usada para pesar diamantes, pedras lapidadas e pérolas.

Prata 1000 | Prata 950 | Prata 925 ou Prata de Lei |
A prata 1000 é a prata em seu estado puro, isto é, sem adição de liga metálica. Para a confecção de joias é utilizada a prata + liga, desta forma a peça tem maior durabilidade e resistência. Na Prata 950 tem-se 950 partes de prata + 50 partes de outro metal, já a Prata 925, 925 partes de prata + 75 de outros metais. 

* As nossas peças descritas como “prata” são todas confeccionadas em prata 950, em seu maior teor de pureza para confecção de joias, e possuem banhos de ouro 18K, ródio e  ródio negro.

Gold Vermeil
A expressão vem do francês e é utilizada para designar peças confeccionadas com o metal precioso prata e que posteriormente recebe um banho de ouro de no minimo 10K. Essa técnica garante peças com o brilho e cor do ouro a preços mais acessíveis, além de maior durabilidade para a sua joia.

*Nossas joias descritas com “banho de ouro”, são confeccionadas com a prata 950, seu estado mais puro para a confecção de joias, e com banho de 18K de ouro. O que significa, maior pureza no metal de confecção e no metal de banho, conferindo a sua joia maior qualidade do início ao fim da produção, garantindo maior durabilidade e beleza.

Banho de Ródio
O ródio é um elemento químico da família da platina, e é mais valioso que a prata e o ouro. De brilho intenso, é utilizado para banhar joias e semijoias. É capaz de prevenir o escurecimento da prata, mantê-la bonita por mais tempo e de dar coloração e brilho intenso a joias de ouro branco.

*
As peças Mel Bandeira com a descrição “banho de ródio” são todas confeccionadas em prata 950, seu estado mais puro para a confecção de joias, e recebem banho de ródio. Garantindo maior durabilidade, brilho e beleza.

Banho de Ródio Negro
Muito utilizado na joalheria atual, a tonalidade escurecida é atingida adicionando corante ao ródio, que naturalmente tem a cor prateada.

*As peças Mel Bandeira com a descrição “banho de ródio negro negro” são todas confeccionadas em prata 950, seu estado mais puro para a confecção de joias, e banho de ródio negro. Garantindo maior durabilidade, brilho e beleza.

Joia x Semijoia
Por último, mas não menos importante. Você sabe a diferenças entre estas duas palavras? Esta definição é realmente importante saber ao escolher suas peças. É esta definição que faz com que uma peça tenha maior ou menor durabilidade que outra e por vezes também apresente diferença em termos de valor. 

Semijoias
As semijoias são produzidas com metais não nobres, como cobre, niquel ou zinco. As joias de latão por exemplo, tem em sua composição, cobre+zinco.  As pedras normalmente são sintéticas ou de qualidade inferior além de não serem cravadas e sim coladas. A maioria destas peças recebem um banho, que pode ser somente metalizado ou com teores de ouro ou prata. Porém continuam sendo semijoias e a sua durabilidade é reduzida, portanto apresenta valores de acordo com a durabilidade e qualidade oferecida.

Joias
As joias são produzidas com metais nobres, e como você já viu por aqui, são peças confeccionadas com ouro, prata, paládio ou platina. Por esta razão, tem sua durabilidade maior do que uma semijoia e por consequência, seu preço mais elevado. As pedras tem qualidade superior e são cravadas.

Como a joia passa por várias etapas e profissionais até estar finalizada, o custo de produção é mais alto e seu preço final muitas vezes justificado. As joias são peças que podem ser usadas por décadas, repassadas por gerações, ou ainda, transformadas em outras totalmente repaginadas, pois, o metal utilizado é reciclável e duradouro. O que torna a joia também uma opção de investimento.

Mel Bandeira Joias
Com matéria prima de qualidade eticamente escolhida, nossas peças são carinhosamente confeccionadas em Curitiba por um pequeno, mas brilhante time de artesãos, ourives, cravadores e lapidários. Eles fazem parte desta engrenagem feita de várias mãos e corações e tornam possível a concretização de nossas joias.


Anéis Elementos em Ouro 18K e brilhante, coleção Talisman

Espero que estas informações tenham ajudado, se gostou, comenta aqui. E se tiver algum assunto relacionado que gostaria de ver em nosso blog conta pra gente. Até nosso próximo encontro.

 

A criatividade sempre esteve presente na vida de Mel Bandeira e o caminho para o design de joias aconteceu de forma natural. Graduada em Desenho Industrial com habilitação em Design de Produto e especialização em Design de Joias, a designer trabalhou por mais de quinze anos para empresas do setor tanto no Brasil quanto no exterior. Em quase uma década vivida em Londres, Mel trabalhou para empresas de acessórios, bijuterias, joias e alta joalheria. A bagagem na área foi sendo construída através de cursos sobre técnicas de ourivesaria, design, modelagem 3D, gemologia e atuação na indústria joalheira. Desde 2016, após seu retorno ao Brasil, assina sua própria linha de joias mesclando técnicas da joalheria tradicional às mais novas tecnologias da área com delicados talismãs para o dia a dia – Joias com significado e alma.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *