As delícias e os desafios em ser MÃE

Mês das Mães - As delicias e os desafios em ser mães

| 19 Maio 2021 | Blog | Por Mel Bandeira | Datas Especiais |

 


SER MÃE
  é vivenciar experiências únicas em um aprendizado constante, recheado de emoções e de vários desafios. Neste mês de maio convidamos três mulheres inspiradoras para falarem um pouquinho sobre as delícias e os desafios em ser mãe, o que fazem no seu momento relax e quais suas joias Mel Bandeira favoritas.


QUEM SOU EU? Olá, eu sou a Larissa Ribeiro, capixaba, 48 anos – esposa do Daniel Ribeiro e Mãe da jovem Aline que está com 23 anos. Minhas referências e inspirações certamente remetem à Família : meu Círculo de Ouro! Meu maior aprendizado veio com a experiência de vida de ser mãe da Aline. Ela me trouxe uma singularidade de sentir e compreender o mundo de forma muito distinta e intensa quando percebi que seu modelo mental e comportamental era autista.

A nossa jornada virou livro: ‘Entre dois mundos , uma história de amor’ Blanche Edição de Livros Ltda – o qual escrevi com muito amor e compromisso de conversar sobre a vida real tal qual ela é! Repleta de transformações, risadas, lágrimas, encontros e desencontros! Imagina?

Larissa-Ribeiro-entre-dois-mundos

…a minha maternidade trouxe não só a melhor versão de mim, mas também a minha paixão por escrever !
Viramos livro e agora somos livres no mundo por aí, por meio da nossa História!


QUAIS SÃO AS DELÍCIAS EM SER MÃE
? Quando você percebe que está conectada ao compromisso real de amor profundo , você descobre um propósito de vida muito absoluto. A maior delicia de ser mãe é a oportunidade tácita de poder amplificar o meu comportamento de amor todos os dias! Isso faz sentido para mim porque eu me reconheço sendo Mãe ! O que quero dizer com isso é que ao me ver fazendo a diferença importante na vida de uma mocinha que caminha em sua jornada de forma tão distinta e peculiar – eu me vejo responsável, eu me vejo amando de forma ampla e simples porque encontro na frase : ‘Obrigada mamãe , você ajudou a Aline hoje! ‘’ a declaração de amor que preenche minha existência , minha missão!

 

Eu uso o tradutor da alma e ouço a frase dela traduzida: ‘mamãe, eu te amo’. Então, a maternidade
me mostrou a delicia das aventuras mais simples e sensíveis da vida e isso me trouxe identidade própria.
Ser quem você realmente é, sem máscaras de conveniência : Isso é Delicia!!

 

QUAIS SÃO OS DESAFIOS EM SER MÃE? Na minha maternidade, em particular, além de todas as novidades e muitas providências que um filho traz para sua vida, o que me desafiou de fato foi a necessidade urgente de eu desconstruir padrões de conveniências sócio culturais para poder abrir um espaço real para as diferenças que minha filha Aline trazia em seu selo existencial : um ser autista. Ou meu esposo e eu ressignificávamos nossas prioridades, sonhos e mesmo valores que nos determinavam até ali , ou não teríamos chance de ter um espaço feliz de pertencimento para nossa filha, para nós! A mudança fundamental foi : soltar o mundo e seus dogmas para segurar nas mãos da nossa filha! Tudo mudou!

COMO É SER MÃE NA QUARENTENA? Bom, a quarentena é mesmo um desafio à parte. Uma loucura! Maximizar a paciência , a tolerância, a criatividade é um exercício diário para se obter um mínimo de equilíbrio. Imagina que durante 23 anos de vida da nossa filha a gente estimulou , potencializou a socialização dela para que ela vencesse muitos obstáculos de rigidez comportamental e de repente: distanciamento físico , social … Uau! Foi mesmo impactante! Antes o incentivo era: toque, experimente, vem aqui me dá um abraço , me dá um beijo … e agora : não toque em nada e ninguém . Segurou no corrimão? Álcool gel, filha ! Não põe a mão aí! 

Não tem sido realmente fácil … Estamos tentando reconstruir algumas conexões que se perderam … Um trabalho de formiguinha necessário. Acredito que de modo geral todos estão ressignificando algo em suas vidas. Isso é grandioso! Podemos mudar e melhorar com toda essa dor , porém , é muito cansativo porque é intenso 24 horas.

 

O psicológico quase colapsa, porém você olha para aquele ser que te chama de mãe, daí você respira
e não pira! Ser mãe na pandemia é mesmo vestir a roupa da Mulher Maravilha e persistir!

 


É POSSÍVEL DEDICAR UM TEMPO PRA SI SENDO MÃE? O QUE TE FAZ DESLIGAR UM POUQUINHO E RELAXAR?
É necessário ter um tempo só para si mesma! Porém, devo confessar que não estou me saindo bem nessa lição. Não tenho tido um momento só para mim. Geralmente estou sempre envolvida com algo, alguma rotina que envolve a filha, o marido, o nosso cachorro Pólux ou as atividades da casa … O que me faz relaxar ? Ouvir Música , caminhadas ao ar livre, beber uma taça de vinho e escrever.

QUAIS SÃO AS SUAS JOIAS MEL BANDEIRA FAVORITAS E POR QUÊ? As Joias MB entraram na minha vida pela sensibilidade simbólica e beleza do design que a artista imprime em sua composição. A coleção que me toca sempre é a Ártemis ! Inclusive são as joias MB que possuo e uso com muita satisfação! Essa coleção traz a sensibilidade e a Força do Feminino! Todas as vezes que eu me arrumo e quero sentir uma energia de empoderamento com elegância e belas curvas : eu uso meus anéis dessa coleção ! Eu me sinto conectada com a proposta que a Artista inspira: ‘Traga em você os símbolos que traduzem sua essência’ Com certeza eu me vejo ou quero fazer parte dessa força feminina e protetora que a mitologia greco romana conta em suas estórias sobre a Deusa Ártemis.

Larissa-Ribeiro-entre-dois-mundos

E o mais legal é quando você conhece a artista ! Porque você reconhece nas suas joias toda a personalidade dela! Ela é linda por dentro e por fora e essa constatação fica expressa e impressa na sua marca : Mel Bandeira! Sua Arte, Mel, é um Sucesso por você ser quem é: Autêntica ! Parabéns!


QUEM SOU EU? Tatiane Puppi.  Após o nascimento da Gabriella,  hoje com 12 anos, deixei o mundo corporativo para empreender e ganhar mais flexibilidade para estar com ela. Apaixonada por moda,  juntamente com minha irmã mais nova, a Ana Paula,  migramos para o segmento e atuamos juntas há mais de 10 anos. Atualmente comandamos a marca curitibana especializada em couro Tata Andriguetto, nome que homenageia nossa  avó materna.@tataandriguetto_official


Família de mulheres fortes e dedicadas, busco constantemente passar para minha filha
o que aprendi com elas: ética, respeito e empatia com o próximo sempre.

Tatiane Puppi Blog Mel Bandeira


QUAIS SÃO AS DELÍCIAS EM SER MÃE
? Cada fase da criança é uma alegria e traz lembranças que aquecem o coração.  Ser mãe é uma experiência indescritível.

 

É o amor maior que se pode vivenciar. É também proteger, ensinar, educar e experimentar
a maior felicidade do mundo em estar ao lado dela em cada conquista e evolução.

 

QUAIS SÃO OS DESAFIOS EM SER MÃE? A maternidade traz muitos desafios. Na minha opinião, o maior deles é chegar ao equilíbrio em vários aspectos. Um deles é conciliar o papel de  mãe com sua vida pessoal e profissional, sem culpas e cobranças. Estabelecer rotina e limites ao filho também é  desafiador. Exige firmeza,  às vezes sofrimento, mas é essencial  para  educar e preparar o filho para a vida.

COMO É SER MÃE NA QUARENTENA? De repente a pandemia mudou nossas vidas e, principalmente, das crianças. Não foi fácil ver minha filha privada do convívio social com os amigos e familiares e ter que se ajustar ao estudo remoto em casa. A nova realidade trouxe insegurança, medo e incertezas. Em contrapartida,  passamos mais tempo juntas, ficamos mais próximas e consegui participar  mais ativamente dos projetos escolares dela.

É POSSÍVEL DEDICAR UM TEMPO PRA SI SENDO MÃE? O QUE TE FAZ DESLIGAR UM POUQUINHO E RELAXAR? Tudo é  possível,  basta administrarmos bem o tempo. Há mais de quatro anos descobri no Padel não apenas um esporte mas também meu momento de  relaxamento e diversão. Faço aula uma vez por semana e jogo outros dois dias. Como é um jogo coletivo, o Padel também me trouxe novas amizades.

QUAIS SÃO AS SUAS JOIAS MEL BANDEIRA FAVORITAS E POR QUÊ? Adoro as joias criadas pela designer Mel Bandeira. O brincos Hart são os meus queridinhos e uso diariamente. Acho leve, com design clean e minimalista, combinando com qualquer look.

QUEM SOU EU?  Soraya El Kadri, uma mulher de 37 anos, casada, mãe da Alícia de 2 anos, moro em Florianópolis e trabalho no judiciário.

As delicias e os Desafios em Ser Mãe

QUAIS SÃO AS DELÍCIAS EM SER MÃE? Amo ser mãe pra ver diariamente uma pessoinha se desenvolver. É uma delícia acompanhar cada descoberta e estar presente em cada abraço de alegria ou para acalmar o choro de frustração. Ser mãe é estar junto para o que der e vier e ser uma fiel escudeira.

QUAIS SÃO OS DESAFIOS EM SER MÃE? No entanto os desafios são muitos. Diários. Nesse início de maternidade nos preocupamos muito com rotina, alimentação, sono, viroses, etc. Mas o maior desafio para mim é aprender a confiar no mundo, desgarrar sem medo, acreditar que ela está segura sem mim. Me descobri uma mãe super protetora.

COMO É SER MÃE NA QUARENTENA? Na quarentena está sendo difícil trabalhar homeoffice, com metas a cumprir, e atender uma criança ainda muito dependente e super enérgica no auge dos seus 2 anos. Mas a sensação de superproteção de que o filhote está seguro embaixo das asas é gostosa. Sei que logo vai passar e a Alícia volta pro mundo e a mãe aprende na marra a desapegar um pouco rsrs.

É POSSÍVEL DEDICAR UM TEMPO PRA SI SENDO MÃE? O QUE TE FAZ DESLIGAR UM POUQUINHO E RELAXAR? Por enquanto, os momentos de relax que consigo desligar um pouco é no momento que a filha está de banho tomado, jantada, e dormindo bem profundo perto das 21h. Aí consigo jantar tranquila, assistir uma série, fazer umas compras online e aproveitar o marido…. mas rezo pro sono da filha durar a noite toda para eu conseguir recarregar energia para o dia seguinte… rsrs

Soraya El Kadri As delicias e os desafios em ser mãe
QUAIS SÃO AS SUAS JOIAS MEL BANDEIRA FAVORITAS E POR QUÊ?
A minha joia Mel Bandeira favorita comprei num desses momentos relaxados em que a filha estava dormindo, mas mesmo assim lembrei dela na hora que vi a letra A do pingente Monogram. 


Acho que a vida vai ser pra sempre assim, mesmo nos momentos relaxados, mesmo longe,
mesmo ela adulta dona da própria vida, nunca mais vou me desligar… é um pedaço de mim!!!!!

 

Mulheres que nos inspiram, agradeço imensamente a cada uma de vocês por compartilharem com a gente um pouco sobre as delícias e os desafios da maternidade, adoramos preencher este espaço com a preciosa participação de vocês. Um grande beijo, Mel



A criatividade sempre esteve presente na vida de Mel Bandeira e o caminho para o design de joias aconteceu de forma natural. Graduada em Desenho Industrial com habilitação em Design de Produto e especialização em Design de Joias, a designer trabalhou por mais de quinze anos para empresas do setor tanto no Brasil quanto no exterior. Em quase uma década vivida em Londres, Mel trabalhou para empresas de acessórios, bijuterias, joias e alta joalheria. A bagagem na área foi sendo construída através de cursos sobre técnicas de ourivesaria, design, modelagem 3D, gemologia e atuação na indústria joalheira. Desde 2016, após seu retorno ao Brasil, assina sua própria linha de joias mesclando técnicas da joalheria tradicional às mais novas tecnologias da área com delicados talismãs para o dia a dia – Joias com significado e alma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish