Peridoto: A pedra do mês de Agosto

1. Citino Lapidado e em forma bruta | GIA

| 08 Agosto 2022 | Blog | Por Mel Bandeira | Preciosa |


O peridoto, a pedra do mês de agosto, é encontrada em depósitos de lavas vulcânicas e também em fragmentos de meteoritos vindos do espaço. Por ser formada sob estas condições extremas, esta linda gema preciosa de tonalidades entre amarelo-esverdeado e verde acastanhado simboliza resistência, força e poder. Junto ao espinel e ao sardonix, o peridoto completa o trio de pedras para o mês de agosto. Neste post falaremos sobre o peridoto, ou “pedra do sol”, como era chamado pelos egípcios.

 

Peritodo entalhado

1. Gema peridoto com entalhe cabeça de medusa, Séc 1 AC- 3 DC | 2. Gema peridoto com entalhe Deus Apollo sobre pilar, Séc 1 AC- 2 DC | Fonte: Metropolitan Museum.

Proteção

Gema muito valorizada durante a idade média, o peridoto, era visto em muitas joias e objetos sacerdotais, como cálices e nas decorações das igrejas medievais europeias. Usada como talismã de proteção, ela vem sendo usada há séculos e é conhecida por proteger seu dono de pesadelos e forças negativas.

Anéis com a gema Peridoto
1. Anel em ouro, peridoto, 1800 – 1869 | 2. Anel em ouro e peridoto, Mid. 1900 |  Fonte: Victoria Albert Museu, London.

 

Idiocromático, o peridoto tem sua cor definida pela composição química e não pela presença de impurezas em sua estrutura. Seu brilho intenso e cor energética se dá pela presença de ferro, quanto maior a sua presença, mais escura será a tonalidade do peridoto. Na mineralogia é conhecido como Olivina por causa da sua cor verde-oliva. A tonalidade verde vibrante é a mais valiosa e o conjunto de fatores como cor, pureza e lapidação são determinantes para o seu valor.

 


1. Colar em ouro, diamantes e período, Era Vitoriana, 1900 |Fonte: Karen Deakin Antiques

 

 

Origem

A  ilha egípcia de Zabargad é a mais antiga fonte de peridotos de que se tem notícia. A extração da gema começou por volta do ano 340 -279 BC. A ilha das cobras, como era chamada pelas duras condições de extração, apresenta ainda os mais valiosos exemplares da gema e algumas destas estão espalhadas em famosos museus ao redor do mundo. Formado nas camadas profundas da crosta terrestre e trazido a superfície através de erupções vulcânicas, o peridoto é encontrado atualmente nos EUA, China, Paquistão e Myanmar, Austrália, Brasil (Minas Gerais), África do Sul e Noruega. Classificado na posição 6.5 na escala Mohs, o peridoto, é menos resistente que algumas gemas e, portanto, e seu uso não é muito indicado em peças de uso diário, como anéis. A limpeza também exige cuidados e deve ser feita com um detergente neutro, uma escova de cerdas macias e uma flanela, nunca com a ajuda de aparelhos ultrassônicos

Joias com Peridoto

1.Colar em ouro, diamantes e peridotos, Verdura | 2. Bracelete em  quartzo fumê, ouro e peridotos, Berlperron | Fonte: Forbes
 

 Simbologia

Vários são os significados atribuídos ao peridoto.  A cor verde oliva, por exemplo, é conhecida pelo uso terapêutico na redução da raiva e do estresse e também por ativar os chacras cardíaco e plexo solar. A pedra dos nascidos no mês de agosto também está presente nas celebrações do 16º ano de casamento. Já sabe qual a pedra do próximo mês? Fique de olho no nosso  Preciosa, até lá. 

Referências:
SHUMMAN, W. Gemas do Mundo
TAIT, H. 7000 YEARS OF JEWELLERY
PERIDOT OVERVIEW, Disponível em: https://https://www.gia.edu/birthstones/august-birthstones#birthstone_1
Celebrate Peridot, An August Birthstone, With These Beautiful Pieces Of Peridot Jewelry : https://www.forbes.com/sites/kristenshirley/2020/08/03/celebrate-peridot-an-august-birthstone-with-these-beautiful-pieces-of-peridot-jewelry/?sh=644843443aa7



A criatividade sempre esteve presente na vida de Mel Bandeira e o caminho para o design de joias aconteceu de forma natural. Graduada em Desenho Industrial com habilitação em Design de Produto e especialização em Design de Joias, a designer trabalhou por mais de quinze anos para empresas do setor tanto no Brasil quanto no exterior. Em quase uma década vivida em Londres, Mel trabalhou para empresas de acessórios, bijuterias, joias e alta joalheria. A bagagem na área foi sendo construída através de cursos sobre técnicas de ourivesaria, design, modelagem 3D, gemologia e atuação na indústria joalheira. Desde 2016, após seu retorno ao Brasil, assina sua própria linha de joias mesclando técnicas da joalheria tradicional às mais novas tecnologias da área com delicados talismãs para o dia a dia – Joias com significado e alma.

Comments are closed

EnglishPortugueseSpanish