Citrino: A pedra do mês de Novembro

1. Citino Lapidado e em forma bruta | GIA

| 08 Novembro 2021 | Blog | Por Mel Bandeira | Preciosa |


O citrino, a pedra preciosa do mês de novembro, tem seu nome derivado do latin citrus, sendo a cor amarelo-limão uma das tonalidades de amarelo que a gema pode apresentar. Simbolicamente associada ao sol e a vitalidade, o citrino, segundo a tradição védica, é uma aliada no alinhamento do chakra da região do plexo solar, área relacionada ao estômago. Acredita-se que sucesso, prosperidade e positividade são alguns dos atributos recebidos com uso deste precioso quartzo.

 

Pingente Citrino1. Pingente em ouro, pérolas e citrino, Era Vitoriana circa 1890 | 2. Pingente / broche em ouro, diamante e citrinos circa 1880 | 3. Pingente em ouro, citrino, pérolas e esmalte Era Vitoriana circa 1870 | Fonte: Langan Antiques,  Ac Silver and Jewellery Discovery

 

O Citrino natural é raramente encontrado na natureza e a maioria dos existentes no mercado são provenientes de tratamentos térmicos. A ametista brasileira, por exemplo, se torna amarelo-clara a 470°, amarelo-escura a parda-avermelhada entre as temperaturas de 550° a 560°. Por ser encontrado em diferentes tons de amarelo, o citrino já foi muito confundido com o topázio. Encontrado nas cores que vão do amarelo, laranja e vermelho, o citrino é pertencente ao grupo quartzo e contém impurezas de ferro que lhe conferem as diferentes tonalidades de amarelo.

Aneis Citrino1. Anel em ouro, diamantes e citrino, Era Georgiana, circa 1800 | 2. Anel em ouro branco diamantes e citrino, período Art Déco, circa 1930 | 3. Anel em ouro, citrino e detalhes de esmalte, período Art Déco, circa 1920 | 4. Anel em platina, diamantes e citrino, período Art Déco |  Fonte: Fred Leighton, The Three Graces, A. Brandt and Son e 1StDibs.

 

Durante as eras, Georgiana (1714-1837) , Vitoriana ( 1937- 1901) e Eduardiana ( 1901-1910) o citrino aparece em broches, anéis, colares e brincos durantes os respectivos reinados britânicos.  No período Art Nouveau e Déco grandes citrinos também adornavam peças em prata, platina e ouro em combinações com diamantes, rubis, pérolas e muitos detalhes em esmalte.

 

1. Anel em ouro diamantes e citrino, período Arte Nouveau, 1930 | 2. Colar em platina, diamantes e citrino Era Vitoriana | Fonte: Romanov Russia e H1912 Antiques

 

 

Também em Solo Brasileiro

No Brasil, o citrino pode ser encontrado nos estados da Bahia, Goiás, e Minas Gerais. Os Estados Unidos, Madagascar, Espanha, Rússia, França e Escócia também possuem jazidas produtoras.

Anel e Brinco Arrow CitrinoAnel e brincos Arrow Mel Bandeira – Prata rodinada e citrinos | Coleção Artemis
 

 

Classificado na posição 7 da escala Mohs, o citrino é um gema preciosa com boa resistência a choques e a riscos. Por isso seu uso é adequado para todos tipos de joias, incluindo anéis. A pedra dos nascidos em novembro esta presente nos anéis dos formandos em Farmácia também marca a celebração do 7º ano de casamento. Já sabe qual a pedra do próximo mês? Fique de olho no nosso  Preciosa, até lá. 

Referências:
SHUMMAN, W. Gemas do Mundo
NOZEDAR, A. The Element Encyclopedia of Secret Signs and Symbols
TAIT, H. 7000 YEARS OF JEWELLERY
CITRINE OVERVIEW, Disponível em: https://www.gia.edu/citrine



A criatividade sempre esteve presente na vida de Mel Bandeira e o caminho para o design de joias aconteceu de forma natural. Graduada em Desenho Industrial com habilitação em Design de Produto e especialização em Design de Joias, a designer trabalhou por mais de quinze anos para empresas do setor tanto no Brasil quanto no exterior. Em quase uma década vivida em Londres, Mel trabalhou para empresas de acessórios, bijuterias, joias e alta joalheria. A bagagem na área foi sendo construída através de cursos sobre técnicas de ourivesaria, design, modelagem 3D, gemologia e atuação na indústria joalheira. Desde 2016, após seu retorno ao Brasil, assina sua própria linha de joias mesclando técnicas da joalheria tradicional às mais novas tecnologias da área com delicados talismãs para o dia a dia – Joias com significado e alma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish